Júnior Marreca durante abertura da XIV Marcha, em Brasília |
O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Júnior Marreca, disse nesta terça-feira (10), em Brasília, após a abertura da XIV Marcha em Defesa dos Municípios, que a pauta do evento está mais agressiva e gerando boa expectativa, destacando que, como pontos que a norteiam, está a luta pela aprovação da Emenda 29, que define o percentual se recursos a serem aplicados pela União na área da Saúde e a pressão dos prefeitos junto ao Congresso Nacional, para que os parlamentares derrubem o veto aposto pelo ex-presidente Lula à divisão dos royalties do petróleo.
Júnior Marreca está em Brasília liderando a comitiva maranhense, representada por algo em torno de 120 municípios e conta ainda com a participação do secretario de Articulação Política do Estado, Hildo Rocha, que também já presidiu a FAMEM. O secretário faz coro com Marreca, ao assinalar a necessidade do Congresso fazer uma revisão no veto do ex-presidente Lula na divisão dos royalties do petróleo.
A XIV Marcha a Brasília em defesa dos municípios foi aberta às 9 horas desta terça-feira, pelo presidente da Confederação dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkosk. O dirigente municipalista mostrou a necessidade da participação ativa dos prefeitos, enfatizando a necessidade de cada um deles pressionarem as bancadas federais para derrubarem o veto dos royalties do petróleo.
O presidente da Câmara Federal, Marcos Maia (PT-RS), disse ser favorável à luta dos prefeitos. Outro ponto defendido durante a abertura do evento foi com relação à rubrica Restos a Pagar, por conta do Decreto presidencial, que estabeleceu a data limite de até 30 de abril para pagamento relativos aos anos de 2007, 2008 e 2009, para obras processadas e prorrogou para 30 de junho, para as obras de 2007 e 2008, para obras realizadas.
Na opinião de Júnior Marreca, é preciso que os prefeitos estejam unidos em defesa dos interesses dos municípios. A caravana do Maranhão é uma das mais numerosas nesta Marcha. Isso significa o grau de amadurecimento dos colegas prefeitos. Com apoio da bancada federal do Maranhão, com certeza conseguiremos mais avanços. Já estamos com o encontro agendado com a bancada federal, onde iremos expor nossos problemas, nossas reivindicações, Marreca disse que o deputado federal Sarney Filho (PV), que é o coordenador da bancada na Câmara Federal, garantiu que está envidando todos os esforços para aglutinar os demais 17 colegas em defesa dos interesses dos municípios maranhenses, no que concerne ao encaminhamento das votações de interesse dos prefeitos. A afirmação é do presidente da FAMEM, Júnior Marreca, que lidera, nesta quarta-feira (11), às 11h30m, um encontro com a bancada federal do Maranhão no Congresso Nacional, como parte da agenda da entidade durante a XIV Marcha em Defesa dos Municípios.
FAMEM incentiva prefeitos a realizarem as Conferências Municipais de Assistência Social
Júnior Marreca defende regionalização do sistema público de saúde
Por FAMEM
Nenhum comentário:
Postar um comentário