segunda-feira, 9 de maio de 2011

INFORME PORTAL

FONTE: JORNAL PEQUENO

Marcação implacável

O jornalista Cláudio Humberto revelou em sua coluna que o PMDB no Senado indicou o mineiro Helio Costa para presidir a Embratur e complicou ainda mais a disputa pelo cargo.
“Parece até que foi combinado: o PMDB sabe que Dilma não deseja o ex-ministro no governo, mas o indicou porque o PCdoB queria Flávio Dino, ex-deputado que chefia oposição ao clã Sarney no Maranhão. Dino foi vetado por José Sarney. O impasse político favorece a permanência do petista Mário Moisés na presidência da Embratur, o que agrada Dilma.
A indicação de Flávio Dino ficou fragilizada pela necessidade que ele teria de lidar com Pedro Novais, ministro do Turismo aliado de Sarney. O veto a Flávio Dino na Embratur não é o primeiro. O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) o queria por perto, mas teve de desistir”.

Reprovação doméstica

“Fatos negativos marcam o governo Roseana Sarney (PMDB) em vários setores”.
Esta avaliação bem que poderia ter sido feita por algum integrante da oposição, mas não foi.
É de ninguém menos que o jornalista e blogueiro Marco Deça, do jornal O Estado do Maranhão. Sinal de que o governo Roseana Sarney não vai bem.

Disputa em família

O ex-prefeito Gilberto Aroso, sobrinho da prefeita Bia Venâncio, procurou a governadora Roseana Sarney para anunciar que está disposto a representar o grupo na disputa pela Prefeitura de Paço do Lumiar.
Atualmente sem partido, Aroso articula filiação no PMDB e o apoio da cúpula do governo para enfrentar a tia pedetista nas urnas.

Justificando

Diante da constante intromissão de alguns parlamentares em assuntos que deveriam ser debatidos na Câmara Municipal de São Luís, como por exemplo o caso do IPTU, o deputado Roberto Costa tentou justificar ontem os acirrados debates em plenário.
Disse em entrevista ao programa Ponto Final ter conhecimento sobre a função da Assembleia fiscalizar o governo, mas que na condição de representante da capital, onde teve cerca de 13 mil votos, não poderia deixar de intervir em defesa da população contra as taxas do IPTU.

Bira no páreo

O deputado Bira do Pindaré sabe que vai enfrentar uma batalha interna difícil para ser o representante do PT na sucessão municipal, mas adianta que não abre mão de apresentar seu nome para avaliação.
“Sou pré-candidato e vou lutar por esse direito, mas sem ferir minha coerência política ou minha história de luta na vida pública. “Vou apresentar meu nome como alternativa de poder”, afirmou.

Marcha dos prefeitos

O presidente da Famem (Federação dos Municípios do Maranhão), prefeito Junior Marreca, comemora uma marca histórica atingida pela entidade este ano.
Pelo menos 95 prefeitos maranhenses estarão em Brasília para participar da XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a chamada Marcha dos Prefeitos.
O evento acontece na capital federal, de 10 a 12 de maio, e a expectativa da Famem é de que mais gestores confirmem presença até a próxima semana.

Terminal de grãos

Atendendo solicitação do deputado Stênio Resende, o Poder Legislativo está encaminhando à Brasília uma comissão especial, composta por três parlamentares, para acompanhar junto ao Tribunal de Contas da União o andamento do projeto Terminal de Grãos.
Estão sendo convidados a fazerem parte da comissão todos os palestrantes do Seminário Portos do Maranhão, promovido recentemente pela Assembleia, deputados federais e uma série de dirigentes de órgãos a fins.

Emancipação

Os pedidos de emancipação de povoados que deram entrada antes de ter sido retirado das Assembleias o direito de criar novos municípios serão todos arquivados.
Os novos projetos deverão ser apresentados com base na Resolução Administrativa aprovada na última quinta-feira, por unanimidade, pelo plenário.

MIUDINHAS

O Tribunal Regional Eleitoral definiu as datas das sessões do mês de maio. Serão dias 10, 12, 17 e 24 de maio, com início às 15h.
O deputado Carlinhos Amorim, diante da aprovação dos plebiscitos para as emancipações dos Estados de Carajás e Tapajós, está conclamando as lideranças políticas da região tocantina unir forças para garantir a criação do Maranhão do Sul.
O deputado Afonso Manoel está sugerindo ao governo que transforme o Ginásio Costa Rodrigues num anexo esportivo do colégio Liceu Maranhense.
Para o parlamentar, não faz sentido a única quadra esportiva pública do centro da cidade permanecer no chão com a juventude precisando usá-la.
A Comarca de São Mateus, a 180 quilômetros de São Luis, vai realizar duas grandes ações: uma maratona do Tribunal do Júri, que tem início no dia 7 de junho, e uma correição geral ordinária, prevista para a data de 16 de maio. As informações foram passadas pelo juiz Marco Aurélio Barreto Marques, titular da comarca.

Nenhum comentário: