domingo, 7 de maio de 2017

PREFEITURA E GOVERNO DO ESTADO REFORÇAM PARCERIA PARA AUMENTAR PRODUÇÃO DE ALIMENTOS EM SÃO LUÍS

Prefeitura e Governo do Estado seguem investindo no incremento da produção agrícola familiar em São Luís, com objetivo de fortalecer as cadeias produtivas e garantir o desenvolvimento na zona rural. Neste sentido, o prefeito Edivaldo e o secretário de Estado de Agricultura, Márcio Honaisser, estiveram nesta sexta-feira (5), no Centro de Produção de Mudas em Anajatiua, zona rural de São Luís, para entregar três mil quilos de sementes de feijão, como parte da agenda comum dos programas Mais Produção e Mais Semente.
Prefeitura e Governo do Estado reforçam parceria para aumentar produção de alimentos em São Luís


Juntos, Edivaldo e Márcio Honaisser fizeram a entrega simbólica das sementes a Claudete Oliveira, da comunidade de Tajupari, localizada no cinturão verde da ilha, e a mais uma dezena de produtores presentes ao evento. Agricultores de mais de 40 comunidades de São Luís receberão as sementes.


Durante a solenidade, o prefeito Edivaldo ressaltou a importância da parceria na superação de problemas estruturais agravados pela crise financeira do país, destacando o desempenho da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), para mitigação da pobreza e geração de renda. "Esta é mais uma ação positiva da Prefeitura de São Luís na zona rural. Desta vez, entregando sementes de feijão a agricultores familiares. A parceria com o Governo do Estado tem sido constante na manutenção dessa agenda de transformação e melhoria da qualidade de vida da população", destacou o prefeito Edivaldo.


O apoio técnico agrícola para os produtores, assim como a distribuição de sementes e mudas, é uma decisão política do prefeito Edivaldo, que tem buscado parceria com o Governo do Estado. Nos últimos dias, Prefeitura de São Luís e Secretaria de Estado da Agricultura (Sagrima), realizaram eventos em agenda compartilhada. Na semana passada, Edivaldo e Honaisser entregaram um caminhão que vai apoiar os produtores rurais do polo de polpas em São Luís na distribuição dos produtos.


A convergência de esforços foi enaltecida pelo secretário Márcio Honaisser durante o evento em Anajatiua. "O prefeito Edivaldo está empenhado em fortalecer as parcerias para o setor agrícola, e nos últimos meses temos conseguido impulsionar este processo. Com estaas ações também trabalhamos para fortalecer a economia local e estimular os nossos produtores, diminuindo a dependência das importações", assinalou o secretário Honaisser.


"O alimento produzido por estas famílias está sendo direcionados para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), alimentando nossas crianças da rede escolar municipal; e também o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), distribuindo cestas para pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar", disse Edivaldo.


O vice-prefeito Julio Pinheiro comentou sobre o compromisso assumido pelo prefeito Edivaldo com a comunidade da zona rural que vem sendo cumprido de maneira positiva. "O pequeno produtor e agricultura familiar é uma das prioridades deste governo. Com essa parceria com o Governo do Estado temos trazido medidas de impacto na economia desta região. É preciso produzir para deixarmos de importar em grandes volumes produtos mais caros", frisou Julio Pinheiro.


Segundo o secretário Ivaldo Rodrigues, o investimento da Prefeitura no aumento da produtividade integra uma série de meedidas com vistas à reestruturação das cadeias produtivas na zona rural de São Luís. "Não adianta somente produzir. Temos que apoiar a comercialização. E isso estamos fazendo", frisou o titular da Semapa.


ACOMPANHAMENTO


A parceria inclui ainda a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão (Agerp), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que farão acompanhamento técnico durante todo período de plantio. "Em praticamente 60 dias, vamos ter o produto no mercado. Esta semente que estamos distribuindo tem germinação acima de 60% que garante um bom rendimento", explicou Ananias Sousa, diretor da Agerp.


Além de distribuição da semente, Prefeitura e Estado estão assistindo aos agricultores com fornecimento de maquinário e acompanhamento técnico, garantindo maior produtividade. "Este é o terceiro ano que recebo semente da Prefeitura de São Luís. Tem sido muito proveitoso. Com o acompanhamento dos técnicos, conseguimos aumentar mais nosso ganho", disse Claudete Oliveira.


Em dezembro do ano passado, a Prefeitura de São Luís entregou sementes de arroz e milho. Nos quatro primeiros meses deste ano, o prefeito Edivaldo entregou uma tonelada de semente de milho, 3 toneladas de sementes de hortaliças e 25 mil mudas de verduras, frutas e legumes. A distribuição de insumos faz parte da programação de incentivo à produção da agricultura familiar da zona rural. A Semapa tem contribuído também com a ampliação do sistema de irrigação da zona rural, melhorando a produtividade da agricultura familiar.


Na solenidade estiveram presentes os vereadores Bárbara Soeiro, Nato Júnior, Raimundo Penha, Paulo Victor, Joãozinho Freitas e Edison Gaguinho, além da secretária municipal de Segurança Alimentar, Fátima Ribeiro, secretário adjunto de Agricultura, Emerson Macedo, e técnicos da Agerp e Senar.


MAIS NOTICIAS



Prefeitura e Governo do Estado reforçam parceria para aumentar produção de alimentos em São Luís

Parceria entre Prefeitura e Governo do Estado incrementa cadeia produtiva na zona rural de São Luís

Prefeitura, Governo e MP reforçam estratégias para combater abate clandestino de animais

Prefeitura intensifica ações de dedetização e higienização de feiras e mercados em São Luís


Prefeitura disciplina ocupação do espaço público no entorno do mercado da Liberdade

Nenhum comentário: