quinta-feira, 7 de novembro de 2013

NOTICIAS DO MARANHÃO

Os números oficiais e nacionais da violência no Maranhão
O deputado Rubens Jr. apresentou, ontem, na Assembleia Legislativa, os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, de 2013. Realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o estudo detalha, por meio de dados estatísticos, crimes cometidos em todo o país, os investimentos aplicados na diminuição das ocorrências, além do funcionamento do sistema carcerário e alternativas para diminuir a criminalidade. A edição de 2013 é referente aos dados coletados entre os anos de 2011 e 2012.

Rubens Jr. destacou o aumento significativo dos índices maranhenses presentes no anuário, chamando a atenção para o número de assaltos a instituições financeiras. Em 2011, o Maranhão registrou 20 assaltos a instituições financeiras; em 2012, ano eleitoral, o número pulou para 116. “Ou seja” – conclui Júnior, “quando é eleição, até o número de assaltos a banco aumenta no Maranhão”.

O deputado chamou a atenção, também, para o aumento dos homicídios no estado, que alcançou o triplo da média nacional. “De fato, o Brasil todo sofre com a insegurança, mas no Maranhão as taxas do aumento da criminalidade são maiores do que o caos instalado no Brasil. Enquanto no país a taxa de homicídios aumentou 7,4%, no Maranhão atingiu a absurda marca de 24% nesse tipo de crime”, ressaltou Rubens Jr.

Para o líder da oposição, as medidas adotadas pelo governo do Estado para combater o avanço da violência nem de longe são as ideais. “Qual a proposta mirabolante do governo para acabar com essa situação? O corte de quase R$ 7 milhões do orçamento do sistema de segurança”, questionou Rubens Jr.

Cortes no orçamento
A Comissão de Administração da Assembleia Legislativa pretende realizar, hoje, uma audiência pública para tratar do corte no orçamento feito pela governadora Roseana Sarney na área de segurança pública.

O evento está programado para as 11h, no Plenarinho, mas ainda depende da votação, hoje, de um requerimento encaminhado à Mesa Diretora pela liderança do bloco governista, solicitando o cancelamento da audiência.

Tráfego aéreo
O deputado Roberto Costa anunciou que vai propor, hoje, a formação de uma comissão parlamentar para visitar a Superintendência da Infraero e o Ministério Público, para saber que providências foram tomadas para evitar o risco de fechamento do aeroporto Marechal da Cunha Machado, em decorrência da proliferação de urubus na área.

O assunto voltou a ser destaque no plenário. O presidente da Assembleia Legislativa argumentou que se trata de um questão se segurança para todos que usam ou trabalham no setor de aviação.

Costa deu um testemunho de que já viu avião que teve problemas por conta de um pássaro sugado pela turbina da aeronave.

Promulgada
Promulgada, ontem, a lei, de autoria do deputado Roberto Costa, que concede passe livre aos idosos nos transportes intermunicipais, o que vai beneficiar uma boa parcela da população.

Após a promulgação da lei do passe livre, Roberto Costa era só alegria com o ponto que marcou com o pessoal da terceira idade.

“A lei é importante porque vai beneficiar um contingente muito grande de pessoas”, observou.

Drible de craque
Os dirigentes do PMDB maranhense levaram um drible desconcertante do deputado Stênio Resende, que estão desnorteados.

Ciente da questão da infidelidade partidária e prevendo dificuldades para renovar o mandato no chapão governista, o deputado saiu em silêncio e migrou para o PTRB. Quando descobriram já era tarde.

A questão de Stênio está provocando debate interno. Setores do partido liderados pelo deputado Roberto Casta não concordam com a ‘posição radical’ do presidente estadual, Remi Ribeiro, argumentando que muitos secretários trocaram o partido por outra legenda e não sofreram nenhum tipo de punição.

Tarefa inglória
Quem também não deve lograr êxito na tentativa de conseguir o mandato do deputado Bira do Pindaré, que deixou o PT e se filiou ao PSB, é Valdinar Barros.

Bira deixou o PT em meio a uma crise interna com a atual direção e transferiu a filiação para o PSB após ser autorizado publicamente pelo presidente Raimundo Monteiro, em carta publicada na imprensa local.

Arnaldo governador (I)
O presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, já está sendo tratado pelos colegas de plenário como “meu governador”.

Acreditam que a faixa governamental vai acabar adornando o peito do comandante do legislativo, em breve.

Na semana passada, durante exibição da sessão legislativa, os telespectadores da TV Assembleia viram o deputado Eduardo Braide, por duas vezes, chamar o presidente de “governador”.

Arnaldo governador (II)
Os deputados que acreditam na investidura de Arnaldo Melo no governo fazem conjecturas e acreditam que com a saída do vice-governador Washington Luiz para o TCE as chances dele se multiplicam.

Conforme as avaliações de bastidores, a ida do atual vice-governador para o Tribunal de Conta do Estado e desincompatibilização de Roseana Sarney para disputar vaga no Senado Federal colocam o presidente da Assembleia Legislativa à frente na linha sucessória para assumir o Palácio dos Leões.

MIUDINHAS
A presidente do Diretório Estadual do PPS, Eliziane Gama, recebeu convite da direção nacional do PSB para participar de encontro que reunirá todas as lideranças femininas da legenda, nos dias 12 e 13 de novembro.

Gama participará como painelista do Seminário “As mulheres e as eleições de 2014, promovido pela Secretaria Nacional de Mulheres do PSB.

O Tribunal de Justiça aprovou, ontem, projeto de Lei Complementar criando um Órgão Especial para julgamento de processos em segundo grau de jurisdição.

As competências e atribuições do novo órgão serão definidas no Código de Divisão e Organização Judiciárias do Maranhão (LC nº 14/1991) e no Regimento Interno do TJ-MA

Nenhum comentário: