quarta-feira, 18 de julho de 2012

CHEGA AO 6° DIA DE GREVE OS FUNCIONÁRIO DA SAÚDE EM PAÇO DO LUMIAR

POR JULLY CAMILO

Aproximadamente 100 servidores concursados da área da saúde de Paço do Lumiar entram hoje no 6º dia de greve. A categoria reivindica benefícios como vale-transporte, gratificação do Sistema Único de Saúde (SUS), adicional noturno, insalubridade, isonomia salarial, pagamento de horas extras e melhores condições de trabalho.
No fim da semana passada, os trabalhadores – sob o comando da Associação dos Servidores Ativos e Inativos do Serviço Público de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa (Asismu) –realizaram uma caminhada pelas ruas de Paço do Lumiar, que partiu da porta da Secretaria de Saúde do Município e terminou em frente à Praça do Viva com um ato público.
Segundo João Batista Índio, diretor da Asismu, a exoneração de Mauriene Mendes Moura da Secretaria da Saúde, pela prefeita Bia Venâncio, no último dia 9, e sua substituição por Nivaldo Machado, prejudicou a negociação que a categoria vinha mantendo com o Poder Municipal.
“A ex-secretária havia se comprometido a atender alguns itens da nossa pauta de reivindicações, mas ela saiu e agora teremos de retomar a negociação com o novo secretário”, disse João Batista.
De acordo com o sindicalista, nos nove postos de saúde do município faltam medicamentos e material básico de apoio para os trabalhadores.
Isonomia – João Batista disse que uma das principais reivindicações da categoria é em relação à isonomia salarial, pois profissionais terceirizados ganham mais do que os trabalhadores concursados, sendo que desenvolvem as mesmas funções.
“Em todas as áreas há disparidades salariais. Mas, só para se ter uma noção, um técnico em enfermagem concursado de Paço do Lumiar ganha em média R$ 1.400, e um profissional contratado recebe cerca de R$ 2.800 para fazer o mesmo trabalho”, afirmou João Batista, que complementou que não há remédios nos postos, nem água para beber. “Temos de comprar água do próprio bolso”, disse.
Enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, assistentes sociais, socorristas e fisioterapeutas estão entre os profissionais de saúde que aderiram ao movimento grevista, que não tem prazo para terminar. Apenas os trabalhadores terceirizados continuam trabalhando.
Hoje (17), representantes da Asismu terão um encontro com o novo secretário municipal de Saúde, Nivaldo Machado.
Outro lado – A reportagem do Jornal Pequeno tentou, por diversas vezes, contato telefônico com a Secretária de Saúde de Paço do Lumiar, mas não obteve êxito.
A um outro jornal da capital, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paço do Lumiar informou que a pauta de reivindicações dos servidores está sendo analisada pela Secretaria de Saúde.
No que se refere à exigência da isonomia salarial, a assessoria informou que isso será atendido de acordo com a Lei Orçamentária e os recursos municipais disponíveis.
Quanto às reclamações dos servidores referentes a benefícios e carga horária, elas constarão, segundo a assessoria, do Plano de Cargos e Carreiras (PCC) que vem sendo elaborado pela Secretaria da Saúde e será apresentado à Câmara de Vereadores, para votação, em agosto.

Nenhum comentário: