quarta-feira, 1 de junho de 2011

Os deputados Carlinhos Florêncio (PHS) e Rubens Jr. (PC do B) recebem requerimento de criação dos municípios Lucindo do Maranhão e Paiol do Centro

Os deputados   Carlinhos Florêncio (PHS) e Rubens Pereira Júnior (PC do B) participaram na tarde terça-feira (31) de mais um ato de entrega de requerimentos de emancipação, dos povoados de Lucindo do Maranhão, município de Poção de Pedras e Paiol do Centro, a ser desmembrado do município de Parnarama, na região Leste do Maranhão.
De acordo com o requerimento, o novo município passará a se chamar apenas de Lucindo.
Estavam presentes no ato da entrega os representantes da comissão pró-emancipação, Maria Lidia Eloi (presidente) e os membros Paulo Cesar, Zita Soares e Simone Silva.
Distante 25 km da sede, o povoado de Lucindo do Maranhão tem 6.100 habitantes e quase cinco mil eleitores.
A economia se destaca pela atividade agrícola e pecuária, no gado de corte e, principalmente, por possuir uma das maiores bacias leiterias do Maranhão, com uma produção de cerca de 30 mil litros por dia, totalizando quase 1 milhão de litros de leite/mês.
Para os deputados Carlinhos Florêncio e Rubens Junior, que subscreveram o pedido de emancipação, Lucindo do Maranhão reúne todas as condições para ser emancipada, levando em conta principalmente seu potencial econômico como produtor leiteiro.
Pela manhã, os deputados participaram da entrega do requerimento de emancipação do povoado de Paiol do Centro.

PAIOL DO CENTRO
Estavam presentes representantes da comissão pró-emancipação de Paiol do Centro, Raimundo Nonato Silva Gomes (relator), Francisca Barbosa Lima (tesoureira) e Iolanda Silva Santos (secretária).
Com território banhado pelo Rio Itapecuru, Paiol do Centro tem 11.200 habitantes e mais de cinco mil eleitores e se destaca, principalmente, pelo número de povoados que circunda a área que pleiteia emancipação, totalizados em 50.
Acerca do aspecto econômico, é uma região que se destaca pela atividade agrícola, através do cultivo do arroz, do milho, do feijão e da mandioca. A pecuária também é outro setor forte da economia local, assim como o comércio.
Na avaliação de Carlinhos Florêncio, Paiol do Centro reúne todas as condições para ser emancipada: população; território; grandes povoados; escolas de ensino fundamental e médio; e escola agrícola. Mas, para o deputado, o maior potencial recai sobre a geração de renda, que se viabiliza através de um centro urbano bem definido e da produção agrícola e pecuarista.
Ao proclamar apoio à comunidade, Rubens Júnior destacou algumas etapas do processo de emancipação e avaliou, como a principal delas, o plebiscito, que consultará a população de toda área a ser emancipada e do município de origem, constituindo a palavra final sobre a proposta de desmembramento.
Além do documento que atende aos critérios exigidos para a criação de municípios, a comunidade de Paiol do Centro foi além e apresentou na Assembleia Legislativa a bandeira e o hino do futuro município. A bandeira, com quatro cores, representa a paz (branco), as matas (verde), a agricultura (amarelo) e o céu (azul).
O relator da comissão, Raimundo Nonato Silva Gomes afirmou que a emancipação de Paiol do Centro é um anseio antigo da comunidade que, mesmo antes da aprovação do projeto de resolução que estabelece critérios para criar municípios, já se organizava neste sentido.
Viviane Menezes
Agência Assembleia

Notícias relacionadas

Nenhum comentário: