quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Coleta irregular de lixo e buraqueira assolam o Maiobão

POR NÚBIA LIMA Especial para o JP
Os problemas que assolam o Maiobão são visíveis em todas as ruas do bairro. Na Rua 40, próximo à Unidade Integrada Marly Sarney, a coleta de lixo irregular muda o cenário da via. Diante das casas, sacolas de lixos empilham-se por vários dias à espera da empresa responsável pela limpeza urbana, contratada pela prefeitura de Paço do Lumiar.
De acordo com os moradores, no início da atual administração municipal, da prefeita Bia Venâncio, a coleta era realizada três vezes por semana, Atualmente, isso ocorre apenas uma vez semanalmente. Sem coleta de lixo, os moradores são obrigados a recorrer a medidas alternativas, como pagar carroceiros ou então despejar lixo nos terrenos baldios, ou até mesmo na própria via.
Foto: G. Ferreira
O lixo é coletado no Maiobão só uma vez por semana;
ruas esburacadas e poças d’água também fazem parte do cenário de descaso do bairro

No muro da escola Marly Sarney, por exemplo, uma montanha de lixo se formou, espalhando mau cheiro e contribuindo para a proliferação de ratos e baratas.



A costureira Maria Ramos, contou que este é um problema que causa grande insatisfação nos moradores da Rua 40. Com a ausência de regularidade do caminhão de recolhimento do lixo, ela fica com muita sujeira acumulada na porta de sua casa por vários dias. “Antes eles passavam as terças, quintas e aos sábados. Desde a semana passada foi ontem à noite que ele resolveu aparecer. Meu lixo ficou aqui fora por mais de cinco dias”, revelou a moradora.

Hélio Farias, pintor e um dos moradores pioneiros do bairro, também mostrou indignação com a difícil realidade de um dos principais serviços públicos oferecidos à comunidade. Segundo ele, além da irregularidade da coleta, algumas áreas do Maiobão não são beneficiadas com a rota de limpeza realizada pela empresa responsável.

“Como a Rua 40 é muito grande, o caminhão não percorre a rua toda, sempre deixa de passar por algumas quadras. Já presenciei eles indo até a metade da rua e partirem para outras mais lá na frente”, declarou.

Outros problemas - A irregularidade da coleta de lixo ocasiona outros problemas de infraestrutura no Maiobão. A cada esquina, sacolas e mais sacolas de lixo se misturavam a entulhos, formando um grande lixão a céu aberto. E o pior de tudo é que existem galerias e bueiros de esgotos. Um fator de risco que com a chegada das chuvas o lixo das ruas pode ser arrastado até as tubulações do sistema de esgoto e entupi-las.

Buracos e lama – Os buracos e a lama são outras situações que retratam o descaso que atinge a população do Maiobão. Em várias ruas, o asfalto foi arrancado e o que sobrou foram vários buracos que acumulavam a água das chuvas em poças a perder de vista.

Nenhum comentário: